sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

FEVEREIRO 2008




MÍDIA



A IMPORTÂNCIA DE SANTOS DUMONT – O Quadro Sociedade na Guerreira que apresento no Programa Noite Guerreira que vai ao ar pela Rádio Manchete 760 AM nas madrugadas de domingo de meia noite à 2h, destacou a entrevista no dia 16 com o Coronel David de Andrade da Aeronáutica, que coordena a Mostra Santos Dumont, resgatando a memória do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont.




Entrevisto o Coronel David de Andrade no Sociedade na Guerreira


Abaixo a entrevista:



Fábio Tubino – Qual a importância de pesquisar Santos Dumont?

Coronel David de Andrade – A idéia de Santos Dumont de voar nunca teve ganho de dinheiro, mas sim ao desprendimento do desportista. Nós recebemos mais de 12 mil imagens do acervo de Alberto Santos Dumont que era um acervo pessoal e que estava com família e assumimos um compromisso de fazer pesquisa nesse acervo e de divulgar pelo menos uma exposição nacional ou internacional a cada ano. Como nós começamos a fazer esta pesquisa, pode se ressaltar o lado desportista de Santos Dumont, de designer, de um homem cosmopolita, muito a frente do seu tempo. Ele quando recebeu a Casa de Cabamgu do Governo de Minas mandou reflorestar. Santos Dumont foi muito preocupado com que todos pudessem participar do desporto que ele estava criando. Ele nunca tirou nenhuma patente para que todos pudessem ter acesso aos seus manuais, aos seus esquemas e da mesma forma que ele construía as suas aeronaves. É um momento exato de mostrar Santos Dumont.

Fábio Tubino – Após sua primeira visita a Paris, acompanhado do Pai, trouxe o primeiro automóvel que depois rodou aqui no Brasil. Pouca gente sabe desta informação?

Coronel David de Andrade – Era um Peugeot. A paixão dele por mecânica começou quando ele era criança nas fazendas do pai. As fazendas de café eram altamente mecanizadas, eram muito produtivas pela eficácia que a mecanização fornecia e desta forma ele se apaixonou pelos carros, ele desenhou motores, inclusive desenvolveu motor para voar em seus balões. A vinda dele com um Peugeot faz parte de um histórico bem rico, porque ele financiou e organizou eventos de automobilismo, participando de rallys, no início deste esporte, que ele também ajudou a criar na França.




14 Bis foi a grande criação de Santos Dumont


Fábio Tubino – Qual foi o grande mérito do Santos Dumont aviador, o 14 Bis de fato entrou para história?

Coronel David de Andrade – Uma comissão definiu o que seria voar. Deveria sair do solo com meios próprios e se deslocar no ar da mesma forma como nós nos deslocamos no mar e na terra. Ele preencheu estes requisitos, equacionou a razão de potência do motor, peso para o deslocamento do mais pesado que o ar a partir do solo até galgar o ar e também deslocar e ter dirigibilidade no ar.
Até o 14 Bis muitos tentavam e depois quando ele resolver esta equação de potência e peso para aviação, todos os outros começam a voar.



"Até o 14 Bis muitos tentavam e depois quando ele resolver esta equação de potência e peso para aviação, todos os outros começam a voar."



Fábio Tubino – E a polêmica em torno dos irmãos Wright, já está esclarecido historicamente?

Coronel David de Andrade – Segundo a definição de voar que foi feita por uma comitiva, só iria ser considerado vôo se tivesse a comissão de delegados. Santos Dumont seguindo estes parâmetros, foi o primeiro a voar. Ele sai do solo com seus próprios meios. Os irmãos Wright voam também na Europa depois de Santos Dumont. Sobre este aspecto de você ter uma comissão científica para homologar o vôo, isto não aconteceu com os irmãos Wirght.




A Estátua de Santos Dumont em Foz do Iguaçu/PR


Fábio Tubino – O tempo final desta vida de Santos Dumont também merece ser destacado, porque ele ficou muito mal quando viu seu grande invento utilizado para a guerra e por isso que dizem que ele se suicidou. O que existe de verdade com relação a esta versão?

Coronel David de Andrade – Este não foi o primeiro suicídio da família Santos Dumont. Não é incomum que os gênios tenham momentos de profunda depressão. Ele foi acometido de uma doença que acelerou um tanto o envelhecimento dele. Ele realmente teve as suas depressões, suas tristezas, e chegou a se internar algumas vezes, mas nós ainda não podemos estabelecer que o resultado final tenha sido por este ou aquele motivo. Ele foi também investigado por espionagem durante a guerra na França pelos franceses e isto também lhe deu uma outra dosagem de tristeza e pela sua vida afora ele foi tendo certas dosagens de tristeza, certamente o fato da guerra lhe deu uma tristeza grande mas principalmente quando os aviões estavam sendo usado aqui na nossa revolução, porque ele via irmãos de sangue brasileiros usando a invenção dele uns contra os outros. Não foi então o uso do avião na guerra o único motivo dele chegar a esta calamidade.



"Ele foi também investigado por espionagem durante a guerra na França pelos franceses e isto também lhe deu uma outra dosagem de tristeza"




Fábio Tubino – Coronel quero agradecer sua atenção. Estamos prontos e abertos para colaborar com toda Aeronáutica do Brasil nas pesquisas científicas e especialmente quando se trata de Santos Dumont, Pai da Avião do Brasil.

Coronel David de Andrade – Muito obrigado, deixo nosso convite para que você possa sempre comparecer ao Centro de Documentação da Aeronáutica no Rio de Janeiro. Foi uma tarde, talvez não tão deliciosa como as tardes que Santos Dumont passava em Paris mas pelo menos nós lembramos um pouquinho daquela Belle Époque.



"Foi uma tarde, talvez não tão deliciosa como as tardes que Santos Dumont passava em Paris mas pelo menos nós lembramos um pouquinho daquela Belle Époque".



Santos Dumont é o pioneiro de muitos inventos



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