quinta-feira, 20 de setembro de 2007


20.09.2007




Manoel Tubino é entrevistado pelo canal SporTV na Bienal do RJ


FALANDO DE EVENTOS



BIENAL DO RJ - O Debate sobre Paixões Radicais: Esportes de Risco foi atração interessante da Arena Jovem no Pavilhão Laranja. Manoel Tubino fez um histórico sobre os Esportes Aventura / Da Natureza / Radicais e falou que hoje as modalidades desta corrente são as que mais tem crescido, especialmente no Brasil. Manoel Tubino ainda falou do aparato industrial que sempre está por trás destas práticas. A Prof ª, pesquisadora e escritora Vera Lúcia de Menezes Costa falou principalmente de sua área de pesquisa, o Imaginário Social. Vera, autora de Esportes de Aventura e Risco na Montanha. Um Mergulho no Imaginário, salientou que subir uma Montanha ou escalar uma Trilha está associado realmente a idéia de aventura, com um forte valor simbólico, influenciada pelos mitos e símbolos e os praticantes se satisfazem pela sua imaginação criadora, pela auto-superação. Na realidade fazer Esporte na Natureza é muito mais para o autocontrole do que até pelos resultados de competição. Os atletas Gustavo Sampaio que faz Escaladas e Roberta Borsari que prática Kayaksurf pediram mais apoio da mídia e principalmente uma política governamental, já que a prática esportiva pela Constituição do Brasil é um direito de Todos.



O debate Esporte e Literatura realizado no Estande da Secretaria de Cultura no Pavilhão Laranja contou com a nossa participação ao lado de Manoel Tubino e Fernando Garrido. Em minha exposição falei sobre os Livros Esportivos e seu crescimento no Brasil, que de um modo geral as editoras passaram a investir neste mercado em função das pesquisas e dos eventos populares. Manoel Tubino fez um retrospecto histórico de que o Esporte tem sido exaltado na Literatura desde as Práticas Pré-Esportivas da Antigüidade e que a Literatura existente que destaca os Esportes é inimaginável. Píndaro e Homero foram citados pelos relatos e crônicas na Grécia, porque escreveram sobre os Jogos Gregos da Antiguidade. Depois desse histórico, Manoel Tubino falou da concepção de nosso Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Fernando Garrido ressaltou as Organizações Internacionais do Esporte e o compromisso que elas passaram a ter com as publicações esportivas, citando o nosso livro. Para Garrido, as entidades pesquisam todas as áreas ( História, Medicina, Comunicação e etc...). Todas estas entidades estão citadas no Capítulo 15 da obra. Ao final das das apresentações a Profª Mary Coelho, Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado do RJ e coordenadora deste evento Bate-Papo com Quem Entende do Assunto, entregou com muita emoção os diplomas aos convidados.



FESTIVAL RIO 2007 - Uma maratona cinematográfica está começando hoje à noite, é o Festival Rio 2007. A programação tem início no Cine Odeon BR no Centro, com a exibição do polêmico filme Tropa de Elite, de José Padilha.Ao todo o Festival vai reunir 400 filmes espalhados em 20 mostras, divididas em mais de 30 salas, localizadas em 17 bairros de todas as regiões da cidade Maravilhosa. Este evento, impressiona pela sua variedade de produções, algumas premiadas nos Festivais de Cannes, Veneza e Berlim. O Cinema Brasileiro está representado com muitos longas, curtas e documentários. Paralelamente, o Centro Cultural da Justiça Federal, vai realizar vários debates, que acontecem logo após casa sessão popular no Odeon BR. Os debates são abertos ao público que podem desta forma se interagirem com produtores, diretores e artistas. A programação completa do evento está no site
www.festivaldorio.com.br. Estarei com certeza conferindo alguns filmes e claro, vou também comentar!!!



DATAS & FATOS


E ASSIM SURGIU O NOME PALMEIRAS - Completa-se hoje 65 anos que o Clube Palestra Itália passou a ser Palmeiras. Essa história teve início durante a Segunda Guerra Mundial quando o Brasil rompeu as relações diplomáticas com Alemanha, Itália e Japão e passou a ser aliado do bloco liderado pelos Estados Unidos. Para amenizar as hostilidades por causa do nome resolveu modifica-lo para Palestra de São Paulo, mas ainda com as cores da bandeira Italiana. Em 1931, o Brasil declarou formalmente guerra ao eixo Alemão, Italiano e Japonês e a diretoria do Palestra trocou definitivamente seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras, homenageando desta forma, à Associação Atlética das Palmeiras. A cor vermelha foi excluída, mas o clube sempre esteve ligado as Colônias Italianas no Brasil.

























Nenhum comentário: