sábado, 31 de janeiro de 2009

JANEIRO 23 A 31





23.01.2009

A decisão de Kaká




O jogador Kaká recusou a milionária proposta do time inglês Manchester City. No Milan ele recebe 25 milhões de reais por ano e a oferta salarial dos ingleses foi de 85 milhões de reais anuais. Na Itália, Kaká pode continuar a disputar títulos, o que pode representar seu retorno na eleição pelo posto de melhor jogador do mundo da FIFA. Num grande time, Kaká tem o auxílio dos demais jogadores, também estrelas como ele. O Milan é hoje um dos maiores clubes de Futebol do mundo, com projetos muito bem estruturados. Na realidade o City foi recém comprado pelo xeque Mansur bin Zayed al-Nahyan, dos Emirados Árabes, que quer transformar a equipe mais competitiva, hoje muito mal na classificação do campeonato. A negociação comoveu a Itália e depois de uma semana de idas e vindas, o milionário Kaká tomou a decisão correta.





Kaká continua no Milan




24.01.2009


As lembranças dos mais charmoso




O Campeonato Carioca de Futebol começa hoje e claro sempre desperta lembranças. Nunca vou esquecer dos inesquecíveis jogos do Vasco nas arquibancadas do Maracanã. Era uma farra imperdível reunir toda a família e após o domingo de Futebol, quando chegava em casa, ficava triste porque no dia seguinte tinha aula. Para amenizar, meu pai pedia uma pizza gigante de mussarela, suco de manga e sorvete de pistache. E o meu idólo quando criança sempre foi Roberto Dinamite, hoje presidente do Vasco. Todos estes momentos aconteceram nos anos 70 e 80. Depois o Campeonato Carioca passou a ser de trabalho como jornalista esportivo e aí, tive a oportunidade de conhecer vários campos, companheiros e passar por inúmeras situações. Em 88, fiz minha estréia na Rádio Capital como repórter na decisão Vasco 1 x 0 Flamengo no Maraca. Este foi o jogo do gol de Cocada e do Bi-Campeonato vascaíno. Pela Capital, também não posso esquecer da histórica festa do Botafogo campeão carioca de 89 depois de 21 anos. Na Manchete ancorei a primeira transmissão esportiva da emissora em 2006. No percurso do Cariocão, trabalhei com muitos profissionais como José Cabral (O moço da Maricota), César Rizzo (Sacundindo o Brasil), David Ferreira (O técnico comentarista), Sérgio Moraes (Dos Pampas aos Serigais), Arnaldo Moreira (O de cinco Copas), Weiler Gonçalves (O que chega juntinho com a Bola), Sidney Amaral (O Olho Vivo) e tantos outros. Mas sem dúvida, o maior feito foi ter o privilégio de realizar coberturas com Waldir Amaral, na minha opinião o mais completo profissional do Rádio Esportivo deste país. Estas são lembranças do mais charmoso Campeonato do Brasil na minha vida. São velhos tempos que não voltam mais.




A Torcida do Vasco faz parte da minha história






25.01.2009


Abrindo os Trabalhos






E o Campeonato Carioca de Futebol começou. Primeiro assisti o polêmico jogo entre Boavista 1 x 2 Botafogo em Saquarema. Na verdade a partida ficou muito prejudicada em função do campo pesado, mas o Botafogo mostrou qualidades, apesar da falta de entrosamento. O maior destaque ficou por conta do jogador Maicosuel que além de marcar um belíssimo gol de falta, garantiu a vitória ao fazer outro no final. Foi um jogo de inúmeros lances discutidos. Aos 35 minutos do primeiro tempo, depois da cobrança de escanteio, o jogador Santiago subiu mais que Leandro Guerreiro e tocou para o gol. Só o árbrito Marcelo de Souza Pinto viu falta e anulou o gol. Logo aos cinco do segundo tempo, mais confusão no lance em que Victor Simões cruzou e Alessandro completou de cabeça, mas nítidamente a bola entrou por fora do gol. O assistente Jackson Lourenço alertou e mesmo assim o árbrito validou o gol. Depois de muitas reclamações e novamente chamado pelo bandeirinha, a iniciativa de anular o gol e marcar o tiro de meta. A partida caiu depois de toda esta confusão, mas o Botafogo respirou aliviado no final. Em São Januário, o Vasco começou tropeçando e perdeu por 2 a 0 para o Americano. Fernando mais uma vez esteve envolvido no gol tomado. Alex Teixeira produziu muito pouco e acabou substituído. Léo Lima esteve apagado o tempo todo. Carlos Alberto novamente estava fora da posição e Rodrigo Pimpão prometeu ser a sensação, mais não fez nada. Foi decepcionante.





26.01.2009


Futebol razoável e polêmica





O Flamengo jogou apenas o suficiente para derrotar a Friburguense por 1 a 0 pelo Campeonato Carioca de Futebol no Maracanã. O primeiro tempo foi burocrático com o time rubro-negro sem limitando a bloquear as saídas do time visitante. Conseguia trocar passes e levantava a bola na área, mas não o suficiente para concluir. O goleiro Adriano também se destacou fazendo para a Fruburguense defesas incríveis. Na minha visão foi o cara do jogo. Se o time de Friburgo tivesse um pouco mais de ambição, poderia até ter saído na frente. No intervalo, o técnico Cuca substituiu Marcelinho Paraíba que esteve discreto e colocou Éverton que até participou de alguns lances. Logo aos dois minutos aconteceu o lance polêmico, o gol legítimo da Friburguense marcado por Vítor Hugo que foi anulado. O Flamengo acordou, buscou o ataque com maior objetividade e, aos doze minutos Juan aproveitou a sobra de Adriano, após jogada que participaram Éverton, Ibson, Kléberson e Obina. E foi só, o jogo voltou a ficar burocrático. O árbrito Leonardo Cavalheiro além de inverter faltas, confirmou a anulação bisonha do gol assinalado pelo assistente Luiz Antonio Muniz. De positivo para a galera os três pontos conquistados.






27.01.2009


Sambão de Domingo




Estive no último domingo acompanhando os Ensaios Técnicos na Passarela do Samba que esteve lotado. E finalmente não choveu, como sempre vem acontecendo em dias de agito na avenida. A Estação Primeira de Mangueira me surpreendeu de maneira positiva. A muito tempo não vejo seus componentes tão animados com o Carnaval. As estrelas da escola estavam todas presentes como Alcione e Rosemary. Este foi um ano de mudanças para a Mangueira que apresenta o competente carnavalesco Roberto Szaniecki. O enredo tem como título A Mangueira trás os Brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro. Acredito ser este enredo de fácil entendimento popular e realmente combina com a perfil da verde rosa. Pelo que deu para conhecer, o desenvolvimento será histórico e vai destacar a formação das raças de nosso país. O samba de enredo, composto por Lequinho Jr, Fionda, Gilson Bernni e Gustavão Clarão tem um refrão muito bacana e já pegou na avenida: "É sangue, é suor, religião, mistura de raças, num só coração, um elo de amor à minha bandeira, canta Estação Primeira. Depois veio a Viradouro, que já não me empolgou tanto. O enredo presta uma homenagem a Bahia com o título Vira Bahia, Pura Energia. Quem assina como carnavalesco é Milton Cunha, que ficou devendo depois do fraco desfile na São Clemente no ano passado. A novidade interessante da escola de Niterói ficou por conta da bateria, dirigida pelo mestre Ciça. Abatuques foram incorporados como instrumento e ainda tivemos a tradicional paradinha. Competência deste mestre que já faz história no Carnaval Carioca. De qualquer maneira foi uma linda noite de domingo. Tive o privilégio de sentir novamente o calor desta Sapucaí lotada, graças a Deus.






Abraçei Alcione uma das atrações do ensaio da Mangueira



Mestre Ciça sempre inovou na Viradouro








28.01.2009

Patrocínio salvador



Finalmente alguém assumiu bancar a Ginástica Artística do Flamengo. A Prefeitura de Niterói vai investir 80 mil reais e desta forma evita a extinção da modalidade no clube. Os ginastas irão participar de um projeto para atrair novos praticantes em Niterói. A Prefeitura reconhece desta forma que vale sempre investir no Esporte e que pode ser um filão financeiro no futuro, com eventos e principalmente com sua chancela estampada. Nesta salvação da Ginástica Artística rubro-negra, vale também ressaltar o trabalho de João Henrique Areias, agora o novo vice-presidente de Esportes Olímpicos do Clube. Areias é uma especialista em Marketing e provavelmente vai desenvolver negócios para explorar as imagens dos atletas. Conheço bem sua trajetória, o que comprova competência. Falta agora solucionar os salários atrasados. Um clube formador como o Flamengo necessita de profissionais do ramo e João Henrique Areias é um destes.




Hora importante para Ginástica Artística do FLA




29.01.2009


Boa Recuperação




Foi um outro Vasco que enfrentou o Tigres pelo Campeonato Carioca de Futebol. No lugar de uma equipe insegura, entrou em campo um time consciente que mereceu golear por 4 a 0. Melhor desde o começo, os vascaínos conseguiram controlar a partida a partir dos trinta minutos. O jogador Jeferson me agrada e parece ter futuro no clube. Finalmente Alex Teixeira apresentou boa movimentação. Faioli entrou no jogo e em pouco tempo mostrou ótima presença marcando dois gols. Carlos Alberto desta vez foi o melhor em campo, correndo o tempo todo e participando das jogadas de destaque. Até o falastrão Rodrigo Pimpão demonstrou categoria no gol que marcou. Vamos ver este time daqui para frente.






O Vasco mostrou recuperação e goleou o Tigres





30.01.2009


Fla apito



Estive em Volta Redonda com a equipe Manchete para comentar o jogo Bangu 1 x 2 Flamengo no belo estádio Raulino de Oliveira. O jogo foi mais um em que a polêmica foi mais debatida do que o próprio Futebol. Os gols saíram nos últimos cinco minutos e até fez justiça a pressão do time rubro-negro. O gol de empate saiu de um penâlti que o despreparado árbrito Djalma Beltrami inventou. Além deste infeliz lance, ele errou ao validar o gol do Bangu (em impedimento), ao anular um gol legal de Éverton e ao não expulsar o jogador banguense Bruno Luís que agrediu Williams. O penâlti marcado que Obina perdeu também no meu entender é duvidoso. O time do Flamengo continua muito confuso, lento e com bastante dificuldade para passar da defesa para o ataque. O jogador Ibson foi muito mal tecnicamente, Willians novamente não foi bem e Kléberson foi uma decepção. Desta vez o Marcelinho Paraíba entrou bem e fez o gol de empate. Com relação ao Obina até que começou bem, mas depois perdeu penâlti e sumiu em campo. O Flamengo se quiser alguma coisa, precisa melhorar, se não vai ficar dependendo da ajuda da arbritagem, fato que ocorreu nas duas rodadas.








Cuca tem dificuldades para melhorar o FLA




31.01.2009


Uma geração vencedora



Comemora-se no dia de hoje os 50 anos da conquista do primeiro título brasileiro de campeão mundial de Basquete masculino. A competição foi realizada no Chile em 1959 e os jogadores enfrentaram naquela oportunidade adversidades climáticas e quadras bastante escorregadia. A decisão foi realizada no Estádio Nacional de Santiago completamente lotado e o Brasil teve uma atuação impecável quando derrotou os donos da casa por 73 a 49. Foi uma época mágica em que a modalidade empolgava o público. O Brasil apresentou para o mundo jogadores memoráveis como Pecente, Edson, Algodão, Otto, Amaury Passos, Walmir Marques e Rosa Branca. Teve um dos melhores treinadores de todos os tempos Togo Renan Soares "Kanela". A partir deste feito uma geração de notáveis fez história.





Rosa Branca foi um dos destaques




sábado, 24 de janeiro de 2009



JANEIRO DE 12 A 22



12.01.2009

Para vencer: Disciplina


O jogador Zé Roberto está de volta ao Rio de Janeiro e vai disputar o Campeonato Carioca de Futebol pelo Flamengo. Ele tem qualidade técnica e é um bom driblador. Sem dúvida a sua maior dificuldade na carreira é a disciplina. O próprio treinador Cuca não teve paciência com ele no Botafogo. Se tiver comportamento fora de campo, será uma boa, caso o contrário, a camisa 10 será demais para ele.



Zé Roberto é o reforço do Flamengo



13.01.2009

Um atacante do Expresso da Vitória



Deixou esta vida ontem em Itaperuna o ex-jogador de Futebol Friaça. Ele foi um importante integrante da Seleção Brasileira que ficou com o vice-campeonato da Copa do Mundo de 1950. Friaça começou sua carreira como centroavante e depois virou um clássico ponta-direita, após a contusão de Tesourinha. O então técnico Flávio Costa apostou nele e deu certo. Friaça entrou para a história pelo seu desempenho e também pelo gol que marcou na decisão contra o Uruguai no Maracanã. Pelo Vasco fez parte do legendário Expresso da Vitória que venceu todos os títulos nas décadas de 40 e 50. Mais que um campeão, Friaça deixa por aqui seu nome nos álbuns do Futebol.



Friaça foi atração no Vasco e na Seleção Brasileira




14.01.2009

Não existe jogadora como Marta no Mundo


A cena se repete. Pela terceira vez a jogadora Marta é eleita pela FIFA como a melhor do mundo. Nestes três anos, ela insiste nas entrevistas da necessidade de apoio ao Futebol Feminino no Brasil. O incrível é que todos concordam. Algumas promessas são feitas, mas na realidade pouca coisa muda. Marta é uma atleta com habilidade e técnica, é uma atacante de raça que também joga pelo lado esquerdo do meio de campo. Ela é bastante objetiva e pensa no gol o tempo inteiro. Depois de cinco anos na Suécia, ela agora se transfere para a recém - criada Liga Profissional dos Estados Unidos. O Futebol Feminino brasileiro ainda é amador. As jogadoras recebem pouco, não existe um calendário de competições, as equipes são montadas e depois dispensadas, mas mesmo assim os resultados acontecem. Apesar de tantas promessas, tudo que realmente existe são dois torneios nacionais. Falta de dinheiro não pode ser desculpa. Manter um time custa apenas 1 milhão de reais por ano, 2% do que os clubes gastam com seus plantéis masculinos. Esta foi mais uma vitória de Marta contra a hipocrisia.




Marta recebeu pela 3ª vez o prêmio FIFA


15.01.2009

Momento de encontrar soluções

A diretoria do Vasco trata do assunto como mais uma herança deixada. Mas o fato é que foi divulgada uma ação de despejo que tramita a um ano e nove meses na 1ª Vara Cível, do Fórum da Barra contra o Vasco pelos 29 meses de aluguéis atrasados do Centro de Treinamento Vasco-Barra que está arrendado desde 2002. A assesoria jurídica do Vasco revelou que em 2007, a Prefeitura majorou o IPTU do Vasco-Barra de 40 mil reais para 550 mil. Isso causou desequilíbrio econômico-financeiro no contrato, aumentando em 50% o custo anual do imóvel, incluindo aluguel e IPTU. Este percentual para a assessoria precisa ser revisto. Sómente de IPTU, a dívida é de aproximadamente 1 milhão e meio de reias. Tomara que o Vasco não passe pelo constrangimento do despejo. Que estas contas sejam de fato recontadas e que a partir de agora tudo seja bem calculado. Reconheço o esforço desta diretoria, que de fato herdou problemas anteriores, mas sabia que estes iriam aparecer. Este precisa ser um ano da virada não apenas no campo, mas na condução administrativa.



O Vasco-Barra enfrenta problemas graves



16.01.2009

O ano da Educação Física Escolar


O Conselho Federal de Educação Física escolheu este ano de 2009 como o da Educação Física Escolar. Conversei com o presidente Jorge Steinhilber que pretende realizar campanhas de esclarecimento e alerta à sociedade, principalmente aos pais, procurando alertar para que passem a cobrar das escolas a inclusão da disciplina de Educação Física. De acordo com o Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte, o esporte escolar é praticado no ambiente da escola com a finalidade do desenvolvimento esportivo de seus praticantes, sem perder de vista a formação dos mesmos para a cidadania. Meu pai sempre disse com sua experiência de profissional da área que o esporte escolar precisa ter como referência o desenvolvimento do espírito esportivo, que contribuiu para o respeito aos códigos, regras, dirigentes e companheiros, além da formação de uma atitude desejável dentro e fora do esporte. É verdade que a disicplina Educação Física foi por muito tempo considerada como uma das mais importantes e hoje é até opcional. O fato é que Manoel Tubino com muita sabiência sempre disse que não existe educação sem Educação Física. É pura verdade.



As aulas de Educação Física são fundamentais


17.01.2009

Autoridade Pública Olímpica

O Ministro do Esporte Orlando Silva, o Governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes assinaram ontem no Palácio Laranjeiras o protocolo de intenções para a construção da Autoridade Pública Olímpica, caso o Rio de Janeiro seja a cidade escolhida para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Este protocolo é na realidade um compromisso dos governos Federal, Estadual e Municipal de centralizar em um só orgão a coordenação de serviços públicos e a entrega da infraestrutura necessária à realização da Olimpíada. A estrutura vai ter divisões de responsabilidade dedicadas ao transporte olimpico, a segurança, ao marketing e a preparação das sub-sedes do Futebol. Ainda existe a questão do Parque Olimpico e de todas as instalações. Até 12 de fevereiro o Ministério do Esporte vai apresentar um grupo de trabalho constituído por representantes dos três governos. Estes grupos apresentam propostas num prazo de 60 dias. Estou satisfeito com o compromisso das três esferas de poder. Desta forma, o Brasil se antecipa na agenda pública olimpica.



Os governos estão unidos


18.01.2009

A crise e o Carnaval

A falta de dinheiro está rondando até o carnaval carioca. Sem os patronos e sem patrocínios nos enredos, a pouco mais de um mês para os desfiles, a movimentação dos barrações está mais preocupante neste ano. Pelo que fui informado, uma das poucas escolas de samba que apresenta o trabalho visivelmente adiantado é a Grande Rio, que vai desenvolver um enredo homenagem ao Ano da França no Brasil. Podemos dizer que a Grande Rio conseguiu o patrocínio. A maioria está mesmo com o cronograma apertado e o problema é mesmo a verba. Esta crise econômica iniciou em outubro do ano passado e para quem não sabe parte do material utilizado pelas escolas é importado. Uma série de fatores contribuíram para esta situação delicada. Além do material, a receita dos ensaios nas quadras está fraca por conta do tempo chuvoso, da segurança e da própria falta de dinheiro das pessoas. A maior Festa Popular do Mundo corre contra o tempo. Mesmo em tempos de crise o brilho do Carnaval nunca pode apagar.




Cahê Rodrigues da Grande Rio



19.01.2009

Em construção

No último teste antes da estréia no Campeonato Carioca de Futebol, o Vasco teve dificuldade para vencer a Desportiva por 1 a 0 no Estádio Engenheiro Araripe em Vitória. A equipe na verdade mostrou evolução, mas ainda vai precisar de tempo para acertar. O que deu certo: os laterais Paulo Sérgio e Ramon foram boas opções de ataque. Aos poucos com o entrosamento e as tabelas entre os laterais e os meias, eles irão sair mais para o jogo com facilidade. O zagueiro Titi, autor do gol, apresentou bom porte físico e segurança. Também esteve bem Rodrigo Pimpão, sempre tentando finalizar. Com relação a Carlos Alberto tentou jogadas, chutou, driblou mas cansou. Faço referências também a Fernandinho que tentou algumas jogadas. O que não deu certo: o zagueiro Fernando que até expulso foi e Léo Lima que errou todas as conclusões. Falta ao Vasco mais um atacante na área. O treinador Dorival Júnior foi bem quando antes do gol, promoveu a entrada de Alex Teixeira e Faioli nos lugares de Léo Lima e Carlos Alberto. Conseguiu dar um novo ânimo a equipe que evoluiu.




O técnico Dorival Júnior acertou no primeiro jogo do Vasco



20.01.2009

Posse de Obama não muda escolha olimpica



Hoje é o primeiro dia de um novo tempo. Sai do poder um dos piores governantes do mundo George Busch e entrada uma das maiores esperanças Barack Obama. Raramente a história concentrou tanto alívio pelo que está terminando e tanto otimismo pelo que está começando. O que podemos observar no fenômeno Obama é que ele chega com o sentido de família, de superação, de posições definidas, exatamente contrárias as defendidas pelo antecessor. Com relação ao Esporte, acredito que as coisas possam mudar. O apoio de expressivos esportistas foi fundamental para Obama na sua construção popular. Nos EUA o investimento nas escolas e universidades para a prática física existe. As competições universitárias são até comercializadas e acompanhadas pela mídia. O poder econômico norte-americano também é indiscutível. Apesar da mudança ideológica, a dificuldade de acesso ao território vai continuar, o que contraria o Olimpismo, que defende a Cultura de Paz. Este será um processo bastante diplomático do novo governante. E ainda existe possibilidades de graves acontecimentos por conta das rivalidades políticas. Mesmo com Obama, o Rio de Janeiro continua forte candidato.




Obama é esperança


21.01.2009

Roda Gigante fortalece candidatura Rio 2016

Estive ontem na Roda Gigante no Forte de Copacabana que é a grande atração do verão carioca. O tema é a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Da Roda é possível nos encantarmos com a beleza da orla mais famosa do mundo. Após o passeio um painel está colocado onde todos os visitantes podem deixar escrito uma mensagem de apoio a candidura. Escrevi em nome da família Tubino. Todas as mensagens serão enviadas para o Comitê Olímpico Internacional. Com cerca de 36 metros de altura e pesando 80 toneladas, a Roda Rio 2016 vem da Alemanha e tem 24 gôndolas com capacidade para 144 pessoas (grupos de seis pessoas por cabine, sendo uma adaptada para portadores de deficiência física). Cada passeio tem duração média de três minutos. Na hora da compra, os visitantes escolhem o horário que desejam passear na roda-gigante, que está aberta ao público até o dia 1º de março de 2009, aniversário da cidade. O passeio foi sem dúvida muito bacana.



A Roda Gigante realmente impressiona




Escrevi no painel mensagem em nome da família Tubino



22.01.2009

E aí tá ligado?

O locutor esportivo Sérgio Maurício é o mais novo contratado da equipe de esportes da Rádio Manchete 760 AM RJ. Ele foi apresentado no programa Manchete Esportiva 1ª edição. O locutor que transmite emoção se junta ao timaço que conta com Daniel Pereira, João Guilherme e Cyro Neves. Experiente e com um currículo de importantes coberturas internacionais. Sérgio Maurício também está no Sport TV, o que lhe credencia como um profissional completo de rádio e televisão. Seu bordão E Aí tá ligado já poderá ser ouvido no jogo Vasco x Americano na 1ª rodada do Campeonato Carioca de Futebol. Fico contente em novamente trabalhar com Sérgio Maurício. Boa sorte companheiro!!!






Com João Guilherme, Sérgio Maurício,
Zuriaga e Cassiano Carvalho













sábado, 17 de janeiro de 2009


JANEIRO 2009 - de 01 a 11




01.01.2009

Domingos Martins: Lugar de Flores, Música e da Pedra Azul



Começo 2009 no Espírito Santo, na aprazível Domingos Martins, "Rota das Montanhas'. Este é um lugar que vale a pena conhecer, fruto da herança deixada pelos imigrantes alemães e também pelos italianos. Os eventos movimentam o local durante todo o ano. Existem atrações interessantes como a Casa da Cultura, a Fábrica de Arcos de Violinos, os Orquidários e a Igreja Luterana. É indispensável conhecer também o Parque Estadual de Pedra Azul e suas piscinas naturais. Do clima das montanhas capixabas, desejo um Feliz 2009 para todos nós.




Clima considerado um dos 3 melhores do mundo




02.01.2009

Um brasileiro que chegou lá


Fiquei contente quando assisti um dos melhores maratonistas do mundo, Vanderlei Cordeiro de Lima fazendo o famoso aviãozinho quando cruzou a linha de chegada da Corrida de São Silvestre, se despedindo como atleta profissional. Sem dúvida a maior proeza de Vanderlei foi durante os Jogos Olímpicos de Atenas, quando aquele religioso Irlandês apareceu em sua frente a poucos quilometros do final da Maratona. Apesar de ficar sem a medalha de ouro, recebeu a Pierre de Coubertin, honraria concedida apenas três atletas na história olímpica. O fundista brasileiro nos deixa a lição de quem trabalha sempre alcança vitórias, mesmo que estas sejam muito defíceis. Vanderlei Cordeiro de Lima conseguiu!!!





O aviãzinho de Vanderlei Cordeiro



03.01.2009

De Falcão a Robinho, um desfile de talentos



A 40ª Copa São Paulo de Futebol Juniors, evento mais importante do Brasil da categoria começa com jogadores de até 18 anos. Nesta temporada, 88 clubes estão participando. Entre os inúmeros atletas revelados estão Falcão, Casagrande, Toninho Cerezo, Edinho, Jardel, Marcelinho Carioca, Djalminha, Rogério Cenni, Kaká, Robinho e muitos outros. Com 6 títulos, o Corinthians é o maior vencedor seguido do Fluminense que faturou 5 vezes e do Internacional que levou 4 troféus. Na primeira fase os clubes estão divididos em 22 grupos de quatro .O vencedor de cada chave se classifica junto com os 10 melhores segundos colocados. A partir da segunda fase começa o mata mata, ou seja, quem perder é eliminado. Muita gente acha que a competição está desvalorizada por conta do número maior de clubes e da presença de agentes que observam os jovens valores para o mercado da bola. Tudo isto é verdade, mas continua a Copinha a ser uma interessante atração, a primeira do ano. Vale a tradição e claro o histórico do evento. Vamos então de maneira produtiva conferir o trabalho de base dos clubes brasileiros.




A Copa São Paulo é a primeira atração do Fuebol em 2009




04.01.2009
Carlos Alberto é uma boa?



Depois de realizar contratações modestas, o Vasco anunciou o jogador Carlos Alberto, ex-Botafogo para o projeto 2009 no Futebol. Ele tem vínculo com o Werder Bremen até 2011, mas a negociação foi realizada de maneira discreta pela diretoria do clube carioca. É sem dúvida um jogador experiente e tem currículo de vitórias. Enfrentou problemas por conta da disciplina, mas teve uma boa participação no Botafogo. A única coisa que não me agrada é Carlos Alberto ficar apenas por seis meses, levando em consideração que o Vasco precisa voltar para a primeira divisão em 2010. Tomara que o jogador não tenha problemas e que venham outros reforços, os vascaínos estão na espera.

05.01.2009

A Fera dos Comentários


Hoje será apresentado o comentarista Rubem Leão, o novo reforço da equipe esportiva da Rádio Manchete AM760 RJ. Leão estava na Super Rádio Tupi participando do programa Bola em Jogo. A Fera dos Comentários como é conhecido é um dos melhores analistas de rádio e agora vai comentar os eventos por esta emissora que vem crescendo a cada dia na audiência em nossa Cidade Maravilhosa. Equilibrado, criterioso e de vasto conhecimento esportivo, Rubem Leão merece este destaque. E a Manchete passa a ter três comentaristas, este que escreve, Carlos Alberto Parizzi (o polêmico) e Rubem Leão. Cada um com seu estilo e sua forma de comunicar. Quem ganha é o ouvinte que tem a Manchete como preferência. Seja bem vindo Rubem Leão, mais um Apaixonado por Esportes.




06.01.2009


O efeito Ronaldo



Ainda é prematuro, mas o Departamento de Marketing do Corinthians está preparando um relatório de quanto o clube recebeu em mídia desde que o jogador Ronaldo foi apresentado. Os números preliminares serão utilizados até para a sucessão política do clube. Na realidade, o Corinthians consegue explorar muito bem seus produtos e atletas para o Marketing. A camisa roxa deu certo e a galera compra a toda hora. Foi uma novidade lançada no pior momento do futebol corintiano, a queda para a Série B. Realmente para alavancar receitas, a chegada de Ronaldo foi interessante. Agora é fundamental a imprensa e a torcida entender que ele não é o mesmo de tempos atrás. Apesar de estar bem clinicamente, o condicionamento físico jamais será igual. Ele precisa ser muito preservado pelo técnico Mano Menezes e pela diretoria. Cabe uma observação: Ronaldo também tem que entender que é uma pessoa pública e por isso sua imagem neste momento é fundamental. Ele não pode cometer exageros em São Paulo. Se vai dar certo, só o tempo vai responder.




Ronaldo se esforça na pré-temporada do Corinthians




07.01.2009

Sem investir na base ninguém cresce


O novo presidente do Botafogo Maurício Assumpção encontrou uma dura realidade em Marechal Hermes, local onde realizam os treinos as equipes de base do futebol alvinegro. O fundo fixo que o clube destinava para a base era de 12 mil reais mensais e muitas das vezes este orçamento chegou a ultrapassar. No local não havia nem telhado no estádio, o vestuário continua precário e o almoxarifado largado. A base é fundamental para o futuro dos clubes e não basta ter boas condições estruturais. Quando falo em formação, os profissionais são primordiais, do técnico ao nutricionista, passando por um trabalho educacional. Por todas estas razões, o Botafogo não consegue manter uma posição melhor. Vale relembrar que em outros momentos, muitos jogadores foram formados pelo clube. Hoje nem da Copa São Paulo de Futebol Junior o Botafogo participa. Agora presidente é o momento do trabalho, fundamental de sua gestão, reconher e estruturar as divisões de base, para começar com diferencial.


08.01.2009


Rio Olímpico



É lógico que temos que comemorar a candidatura brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016. Para uma cidade, um país acostumado a ver o sonho olímpico naufragado, a pré indicação é um avanço inegável. Mais do que isto o Rio chegou à final não como coadjuvante, mas com chavnces reais. Estive analizando o último artigo publicado pelo meu pai que apresenta as razões que indicam a Cidade Maravilhosa como sede da Olimpíada de 2016. Realmente Chicago tem poder econômico, mas depois do 11 de setembro, os EUA passou a dificultar as vias de acesso a seu território. Também não podemos descartar o fato de que dificilmente um país europeu será selecionado após Londres 2012. Na realidade nosso grande adversário será Tóquio, mas o país já foi sede em 1964 e também realizou uma Olimpíada de Inverno. em Pequim tivemos o fuso horário, o que prejudicou bastante as transmissões pela TV. Portanto o Rio de Janeiro só precisa ser competente e cumprir todos os prazos.




09.01.2009


Pensamento pequeno



O repórter Cassiano Carvalho na cobertura do Flamengo pela Rádio Manchete AM 760RJ colocou no ar no programa Manchete Esportiva 1ª edição uma entrevista com o presidente do Flamengo Marcio Braga anunciando a redução de custos nos esportes olimpicos do clube. O corte de gastos planejado pelo Flamengo para 2009 tem deixado apreensivo os principais atletas do rubro-negro. Além de não saberem se suas modalidades serão mantidas, eles não tem certeza de quando irão receber seus salários que estão atrasados. Acredito que o presidente saiba da importância esportiva e até política dos esportes olimpicos. No Flamengo, o remo todo ano disputa títulos e o basquete chegou a uma decisão sul-americana. De acordo com o técnico Renato Araújo, os atletas da Ginástica Artística Jade Barbosa, Diego e Danielle Hypolito estão com dois meses de salários atrasados. Todos os atletas com participação olímpica. O Flamengo sempre em sua história formou atletas e valorizou a participação em competições de projeção nacional e internacional, portanto tem uma história de vencedores. Alguma forma precisa ser encontrada, seja esta até com uma parceria, mas a tradição não pode terminar. E o presidente deveria trabalhar neste sentido em vez de pensar pequeno. Definitivamente não combina com o Flamengo.



Diego Hypolito é um dos atletas com salário atrasado




10.01.2009
70 Anos do Parque

Foz do Iguaçú - Chego em Foz do Iguaçu na Costa Oeste do Paraná com a emoção forte o tempo inteiro, já que venho para participar do 24º Congresso Internacional de Educação Física promovido pela FIEP e principalmente para homenagear meu pai. Desde a saída do Rio de Janeiro a sensação é de absoluto vazio, já que esta viagem sempre foi com ele. Mas prometi que viria, pelo carinho de todos e pelo seu compromisso com este evento. E hoje este maravilhoso Parque Nacional do Iguaçu completa 70 anos. Uma data muito comemorada com bolo, lançamento de selo e de livro, além de música e da projeção de um documentário. O Parque Nacional criado em 1939, exatamente o ano de nascimento de meu pai, é um santuário para muitos animais, tem 185 hectares e abriga a imponente Cataratas do Iguaçu. Na realidade, o resgaste da memória do Parque exibe uma relação íntima do ser humano com as riquezas naturais e de sua conservação. Este resgaste mostra também o austríaco Franz Kohlemberger que escalou vários abismos e realizou travessias em barcos a remo, numa prévia daquilo que agora também é chamado de turismo de aventura. Falando do Parque não se pode esquecer deste notável Alberto Santos Dumont, que voou pelo local e ficou simplesmente encantado, como eu fico a cada ano.



As Cataratas do Iguaçu é uma das atrações do Parque Nacional




11.01.2009

Foz do Iguaçu faz homenagem a Manoel Tubino

Foi emocionante. A cidade de Foz do Iguaçu homenageou durante todo o dia Manoel José Gomes Tubino. Toda a equipe de apoio e organização do 24º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP-Federação Internacional de Educação Física, vestiu uma camisa com a seguinte frase: Prof. Dr. Tubino - Um homem eterno pela sua obra. Na Casa da Educação Física, tiraram a foto oficial ao lado de sua estátua, inaugurada no ano passado. Fiz questão de agradecer e cumprimentar cada um. Os conselheiros de todo o país do Conselho Federal de Educação Física, entidade que ocupava a vice-presidência, se reuniu em uma das salas do Hotel Bella Itália, onde foi inaugurada uma placa registrando que naquele local meu pai foi o primeiro professor brasileiro que assumiu a presidência mundial da FIEP. A cerimônia de abertura do evento também ocorreu sob forte sentimento. Uma projeção foi realizada com passagens suas neste congresso nos anos anteriores. Um minuto de silêncio foi prestado pelo auditório lotado do Mercure Grande Hotel Internacional, seguido de intenso aplauso. Neste mesmo evento, foi entregue a medalha Prof. Sylvio José Raso, um dos pioneiros da FIEP e ocorreu o lançamento de um selo personalizado referente aos sessenta anos da FIEP no Brasil. A representante do Ministério do Esporte, Luiza Rangel, recebeu deste jornalista a camisa com sua foto. Ela contribuiu emocionada vestindo com mais aplausos. Fui até o púlpito agradecer e fiz questão de ressaltar que Manoel Tubino sempre foi otimista e alegre e que as FIEP precisa continuar sua trajetória de feitos pela Educação Física brasileira e mundial.




A significativa homenagem da equipe FIEP




Placa inaugurada no Hotel Bella Itália




Mesa da cerimônia de abertura do Congresso




Com Luíza Rangel, representante do Ministério do Esporte




Sendo entrevistado pela Foz TV




Luiza Rangel, eu e Almir Gruhn Presidente interino FIEP