sábado, 15 de novembro de 2008

FESTA
DOS
10 ANOS
DO
CONFEF - CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA








Uma festa de gala foi realizada no Othon Palace Hotel na orla de Copacabana na Zona Sul do Rio de Janeiro para comemorar os 10 anos do Confef – Conselho Federal de Educação Física. A sessão solene foi realizada no auditório com as presenças do Ministro do Esporte Orlando Silva e do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman. Após a celebração oficial ocorreu o jantar comemorativo com muitos convidado, entre estes professores, atletas, políticos e profissionais do Confef. Nesta mesma semana foi realizado o I Congresso Nacional do Sistema Confef/Crefs. Neste evento Manoel Tubino foi eleito vice-presidente do Confef.

O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

Hoje entende-se ter sido em virtude de na época os profissionais atuarem prioritariamente em unidades escolares, os cursos serem exclusivamente de licenciatura e os currículos voltados essencialmente à formação de profissionais para atuarem no ensino formal. Historicamente, a área era responsável por oferecer profissionais a um mercado pré-determinado: a escola. O fato da profissão de Professor não ser regulamentada, tornou incoerente desmembrar a Educação Física.

Em Janeiro de 1995, durante a realização do congresso da FIEP em Foz do Iguaçu, o “Movimento pela regulamentação do Profissional de Educação Física” foi lançado na abertura do evento, após contar com a aprovação e adesão do delegado geral da FIEP no Brasil, Prof. Almir Gruhn e do atual Presidente, Manoel Tubino. Vale ressaltar que a posse solene dos membros conselheiros do 1º Conselho de Educação Física, ocorreu neste mesmo congresso.

O Prof. Jorge Steinhilber proferiu conferência de abertura do Congresso, anunciando que a assembléia da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física aprovara a proposta de regulamentação da profissão, e que lançava o “Movimento” como propulsor da regulamentação e como centro da rede de divulgação e mobilização, que seria necessária para esclarecimento e adesão nacional a respeito da questão.

Em 1º de Setembro de 1998, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98 que regulamenta a profissão.




A confraternização de
Manoel Tubino, Almir Gruhn, deste jornalista e do
Ministro do Esporte Orlando Silva

Manoel Tubino, o ex-jogador de vôlei Bernard Rasman e
o conselheiro do Confef João Batista Tojal



Bernard Rasman, eu e Laura Carneiro




O discurso emocionado de Manoel Tubino
foi projetado no telão e transmitido ao vivo pela internet





A Presidente da Federação de Ginástica do RJ Andrea João
e a primeira dama Vera Costa






Ao meu lado Alexei do Basquete e Luiza Parente da Ginástica
que fizeram bonitas carreiras





A felicidade do Presidente do Confef
Jorge Steinhilber e Manoel Tubino




O Diário Oficial publicou o Decreto do então
Presidente Fernando Henrique Cardoso




Nenhum comentário: